segunda-feira, 18 de abril de 2016

ARQUITETURA E CINEMA I

piu bela Roma!
A PRINCESA E O PLEBEU (ROMAN HOLIDAY)

A arte inspira, e assistir a sétima arte é muito inspirador! Um bom filme com uma sequência de belíssimas arquiteturas ou mesmo com cidades que impressionam a todos, qual arquiteto e ou designer que não gosta? Aliás mesmo sem ser arquiteto ou designer , belíssimas paisagens e locais de tirar o folego é muito  atrativo,, muitas vezes acabam “salvando” o filme. Mas se o filme for bom também, maravilha! Uma das primeiras coisas que gosto de visualizar nos filmes é quando há uma belíssima fotografia, é um desperdício quando um belo local não é tão bem representado, com todos os atributos que merece, muitos filmes rodados em estúdios são também interessantes, como Hithcock que rodava tudo em estúdio, mas o filme rodado nas cidades verdadeiramente, isso representa muito. A arquitetura conta a nossa historia, a historia da humanidade, o cenário é divino,  vivemos nas cidades afinal. A partir de um artigo do Arcoweb onde é comentado alguns estilos arquitetônicos descritos em filmes, comentarei aqui algumas arquiteturas e cidades também interessantes, que podemos utilizar como referências em projetos, aulas e objetos de estudo, como já utilizei em algumas aulas. A primeira parte comentário das CIDADES e no próximo os estilos arquitetônicos. 

ROMA (Roman Holiday/ A princesa e o Plebeu/1953)

Roma muito bem representada,em meados de 1953, as ruas, as vielas, mesmo tudo em preto e branco, o clássico, noir, é possível reviver a magnifica Roma.
Nesta cena  Piazza di Spagnia, onde fica a Scalinatta, uma enorme escadaria, ao final da escada a Igreja de Trinitá del monti.
Filme que dá para ver quase toda a arquitetura da cidade, piu bela! A princesa Audrey Hepburn foge dos paparazzi em Roma  , filme que lhe rendeu o Oscar de melhor atriz, além de indicações ao Globo de Ouro. As cenas da cidade demonstradas nos anos 50 é muito histórico, da vontade de programar a próxima viagem até lá´, e visitar todos os pontos do filme, classico!
Gregory Peck (o Jornalista) e  Audrey Hepburn ( A princesa)
Bocca de La veritá, essa escultura Boca da Verdade, fica na Chiesa di Santa Maria, Cosmedin, uma Igreja medieval do seculo VIII.
Aqui a princesa faz o teste colocando a mão em la bocca de la veritá.
Maravilhoso filme em todos os sentidos, Audrey Hepburn como estrela, Roma como pano de fundo demostrando seus locais históricos!


Agora é só planejar!!

No próximo ARQUITETURA E CINEMA II, será a vez da bela cittá PARIS, com Amelie Polain...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NEUROARQUITETURA EM LOJA COMERCIAL

PROJETO DE UM ESPAÇO COMERCIAL UTILIZANDO A NEUROARQUITETURA Com a Neuroarquitetura procuramos entender os espaços, trabalhar nesta interfer...