segunda-feira, 18 de abril de 2016

ARQUITETURA E CINEMA II

CIDADES+ CINEMA
PARIS:  MARAVILHOSA CIDADE  MUITO BEM REPRESENTADA EM: "O FABULOSO DESTINO DE AMELIE POLAIN"

Neste filme mostra a maravilhosa cidade de Paris, o filme é de  2001, mas a história se passa em 1997, ano da morte da Princesa Diana, me lembro exatamente pois estava em Paris neste ano de 1997 então posso comparar o que filme deixou de demonstrar na cidade. O filme passa-se no bairro de Montmartre, uma curiosidade que verifiquei foram que todas as cenas com restaurantes McDonald's, com a estrutura de aço e de vidro do Centro Pompidou, ou as torres do bairro da Défense foram apagadas por computador, para dar o ar vintage e histórica a cidade, sem interrupções moderna (creio eu) meio exagerado pois em 1997 o Mc Donalds já existia normalmente na  Rue di Rivoli, e La Defense alinhado com o Arco do Triunfo também já estava lá demosntrando a modernidade com ar hightec a cidade. Mas o conceito de vintage sem a modernidade de La defense fosse necessário essa pequena transformação.
 Esse filme é lindo, mas o melhor dele está na fotografia, mostrando a artística região de Montmartre, seus bistrôs, galerias de arte, algumas subterrâneas em uma das cidades mais belas do mundo a minha Paris, visão de vinte anos atrás. Mesmo quem vá a cidade nos tempos atuais deve assistir a este filme, porque provavelmente você vai sentir vontade de subir as ruas de Montmartre e visitar a praça onde ficam os pintores, as galerias subterrâneas de arte, um cenário maravilhoso.

                        

Rue des Trois Frères fica a quitanda do Collignon, o vizinho de Amélie e seu ajudante Lucien. A quitanda que é bem antiga se chama Au Marche de la Butte


Parece cenário de filme, mas não é, Paris inteira parece um cenário, essa Rua Norvins  também  na região de Montmartre atrás da lindíssima igreja de Sacre cour (ao fundo), na esquina o tradicional bistrô Le Consulat parada obrigatória para o vinho.


Café des 2 Moulins no artístico bairro de  Montmartre, café no estilo art deco onde Amelie trabalhava, fica na esquina da Rue Lepic com a Rue Cauchois, o famosos creme bruleé que Amélie experimentava  foi chamado de “Creme brulee de Amelie” depois do filme. sobremesa mais pedida da casa!
A cozinha de Amelie, retro e vintage, muita cor e mistura de revestimentos, detalhes dos azulejos coloridos que agora retornam como tendência.

O dormitório, fundo em vermelho com áreas vintage, mantem o equiloibrio nosquadros simétricos e abajoures.
O apartamento mistura toques de vintage e kitsch, papel de parede dourado remete a clássica cidade, aparador e detalhes nas paredes.

Maravilhoso filme!  Fãs de arquitetura e design assistam Amelie Polain! e planejem o roteiro passando pelos locais que Amelie frequentava a começar da bela Montmartre.





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NEUROARQUITETURA EM LOJA COMERCIAL

PROJETO DE UM ESPAÇO COMERCIAL UTILIZANDO A NEUROARQUITETURA Com a Neuroarquitetura procuramos entender os espaços, trabalhar nesta interfer...