domingo, 13 de setembro de 2015

O QUE É PERGOLADO?

PERGOLADOS? Muitas vezes, precisamos de uma cobertura em determinado local , mas ao mesmo tempo não queremos abrir mão da iluminação natural, da ventilação, assim optamos pelos charmosos PERGOLADOS, um leve sombreado,  cobrem de uma certa forma mas também deixam os ventos e o sol atuarem livremente. Em um país com um clima como o nosso, os espaços devem ser bem arejados. Pergolas significam proteção vazada, apoiada em colunas ou em balanço, composta por elementos paralelos feitos de madeira, aço, madeira ou bambu.
Suaves coberturas, sem muita execução detalhada utlizando materiais pesados, ou mão de obra detalhada, ou seja construção pesada. Quando a necessidade é apenas sombrear, uma leve cobertura, que pode levar vidro, ou mesmo alguma transparência sutil, quando há possibilidade de querer permanecer mesmo com a chuva.  Demarquei algumas cobertura importantes e interessantes para aplicarmos nos projetos, de áreas gourmet, gazebos, ou mesmo um cantinho para repousar.


Neste cantinho de um jardim, um espaço para relaxar e bater papo, faz um lindo sombreado , mas optou-se também por cobrir com vidro o pequeno espaço.



Nesta figura algumas indicações da montagem do pergolado de madeira, com travessas, vigas e pilares.

Os pergolados podem ser executados de vários materiais, concreto pre moldado, estruturas metálicas, sendo que os mais utilizados são os de madeira, pois geralmente os aplicamos em espaços abertos, jardins e varandas, dando um ar natural e rustico ao ambiente. Como opções ás intempéries, alguns pergolados podem ser cobertos com chapas de vidro ou policarbonatos, modernizando bastante o espaço, mas atenção a localização, pois com vidro transparente o sol pode aquecer bastante. Para valorização de um espaço natural sem coberturas exageradas opte pelo pergolado.


Belos caramanchões podem ser criados com a opção de vegetação em sua cobertura, mesmo que em reduzidos espaços, a composição com outros materiais rusticos fica excelente.


Unindo o sombreado do pergolado com a cobertura de vidro, para locais que pedem uma leve cobertura.
Algumas empresas trabalham especificamente só com execução de pergolados
Pergolados 



Pergolado fazendo as vezes de caramanchão, com bela primavera sobre a cobertura, valoriza ambientes externos e áreas de lazer.

Outra configuração do pergolado.


Pergolado sobre pilares de concreto, apenas como cobertura.
A rusticidade misturada com a contemporaneidade formam esta varanda que optou-se utilizar o sape, como fechamento entre as pérgolas, leveza.

Nesta varanda também, vigas de madeira e piaçava na cobertura.

O bambu, material alternativo, que está sendo muito aplicado pela sua questão sustentável, torna-se uma ótima opção em se falando de custo beneficio, olhem nesta imagem que belíssima cobertura, formam -se as pergolas de bambu e fechamento em sape de bambu.

5 comentários:

NEUROARQUITETURA EM LOJA COMERCIAL

PROJETO DE UM ESPAÇO COMERCIAL UTILIZANDO A NEUROARQUITETURA Com a Neuroarquitetura procuramos entender os espaços, trabalhar nesta interfer...