sábado, 21 de maio de 2022

NEUROARQUITETURA EM LOJA COMERCIAL

PROJETO DE UM ESPAÇO COMERCIAL UTILIZANDO A NEUROARQUITETURA

Com a Neuroarquitetura procuramos entender os espaços, trabalhar nesta interferência, e como o espaço físico pode influenciar e intervir na saúde mental das pessoas.

Um espaço comercial, design retail, receberá muitas pessoas, um dos primeiros passos seria definir a persona, o perfil do publico que utilizará o espaço. Entender o que esse publico deseja, quais sensações ele gostaria de perceber e sentir neste espaço. Além de ser convidativo a personas que não representem também este perfil, um cliente ocasional.

A partir da elaboração deste projeto, importante perceber quais informações sensoriais este espaço está transmitindo a seus usuários. Como este espaço físico pode influenciar e interferir na saúde mental das pessoas, entender essas informações sensoriais é primordial.

Quando definimos o layout após o Briefing realizado e pesquisas, sempre perguntamos o que o espaço está transmitindo, está seguindo seu propósito?

Quais as sensações serão transmitidas neste espaço.

Painel Conceitual: Arq Marcilene Iervolino

PROJETO ELABORADO: SABOARIA PRODUTOS NATURAIS - DESIGN RETAIL

ESTUDO DE CASO DO NOSSO ESCRITORIO: ARQUITETA MARCI

A loja comercializará produtos no varejo: SABONETES E COSMÉTICOS ARTESANAIS, PRODUTOS DE SPA E SKIN CARE. Como ARQUÉTIPO DO PÚBLICO ALVO: SABIO

Definindo o publico alvo com o proprietário estipulamos a persona, onde é essencial para o projeto. PERSONA: JOVENS 20/ 25 ANOS, MULHERES/ HOMENS, ADEPTOS DO CONSUMO CONSCIENTE E PREOCUPADOS COM QUESTÕES AMBIENTAIS. CLASSE MEDIA/ MÉDIA ALTA.

                            Painel Conceitual: Arq Marcilene Iervolino

No desenvolvimento do LAY OUT da loja definimos como destaque no conceito proporcionar ao publico  EXPERIÊNCIAS SENSORIAIS; além da temática que evoca a rusticidade, elementos naturais como a textura da madeira, da palha, plantas e juta.

O LAY OUT SINUOSO E FRAGMENTO DESENVOLVE-SE SEGUINDO ESTE ROTEIRO:

NA ENTRADA DA LOJA: O CONVITE PARA DEGUSTAÇÃO DE CHÁS E SUCOS NATURAIS, provocando o sentido do paladar convidando o cliente a entrar na loja, além de proporcionar também A AROMATIZAÇÃO dos chás servidos.

Os AROMAS suaves também são percebidos POR TODA A LOJA, vindo DOS SABONETES E COSMETICOS NATURAIS, aguçando sensações e memórias afetivas.

Quando falamos de TATO E VISUAL: serão estimulados ao cliente poder TOCAR OS SABONETES (EM DIVERSOS FORMATOS E CORES) e SENTIR AS FOLHAS DOS CHÁS E ESSENCIAS. Também para o TATO: provocamos TEXTURAS DOS EXPOSITORES EM MADEIRA DEMOLIÇÃO; além das TEXTURA DAS EMBALAGENS EM FIBRA NATURAL (JUTA).

No MINI SPA (SKIN CARE) EXPERIMENTAR/ SENTIR AS ARGILAS NA FACE E NAS MÃOS provocando sensações de conforto, cuidado e agradável limpeza frescor.  

Aplicando o conceito da BIOFILIA foi colocado um JARDIM VERTICAL na PAREDE DE FUNDO DO CAIXA. E Durante a estadia na loja, SONS DA NATUREZA serão emitidos no espaço, provocando uma sensação agradável de estar em meio a natureza.

Concept board com Roteiro loja: Arq Marcilene Iervolino

A materialidade segue o conceito da rusticidade e biofilia, paredes prateleiras e mobílias em madeira demolição, piso também segue a mesma tematica com tonalidades em pátina. Show case também em madeiras em diversas alturas e disposição dando sinuosidade e movimento.

Após estas fases de estudos e concept board para inspirações, seguimento a temática do projeto, damos continuidade no desenvolvimento do projeto arquitetônico e executivo.


Aplicação da Neuroarquitetura no desenvolvimento de projetos, os quais conseguimos nos aproximar mais dos clientes, e obtermos melhores resultados com esses projetos. Marcilene Iervolino Arquiteta e Urbanista, MBA em Neuroarquitetura. Especialista em Design de Interiores.



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