PROJETO DE UM ESPAÇO COMERCIAL UTILIZANDO A NEUROARQUITETURA
Com a Neuroarquitetura procuramos entender os espaços, trabalhar nesta
interferência, e como o espaço físico pode influenciar e intervir na saúde
mental das pessoas.
Um espaço comercial, design retail, receberá muitas pessoas, um dos primeiros passos
seria definir a persona, o perfil do publico que utilizará o espaço. Entender o
que esse publico deseja, quais sensações ele gostaria de perceber e sentir neste
espaço. Além de ser convidativo a personas que não representem também este perfil, um cliente ocasional.
A partir da elaboração deste projeto, importante perceber quais informações sensoriais este espaço está transmitindo a seus usuários. Como este espaço físico pode influenciar e interferir na saúde mental das pessoas, entender essas informações sensoriais é primordial.
Quando definimos o layout após o Briefing realizado e pesquisas, sempre perguntamos o que o espaço está transmitindo, está seguindo seu propósito?
Quais as sensações serão transmitidas neste espaço.
PROJETO ELABORADO: SABOARIA PRODUTOS NATURAIS - DESIGN RETAIL
ESTUDO DE CASO DO NOSSO ESCRITORIO: ARQUITETA MARCI
A loja comercializará produtos no varejo: SABONETES E COSMÉTICOS ARTESANAIS, PRODUTOS DE SPA E SKIN CARE. Como ARQUÉTIPO DO PÚBLICO ALVO: SABIO
Definindo o publico alvo com o proprietário estipulamos a persona, onde é essencial para o projeto. PERSONA: JOVENS 20/ 25
ANOS, MULHERES/ HOMENS, ADEPTOS DO CONSUMO CONSCIENTE E PREOCUPADOS COM
QUESTÕES AMBIENTAIS. CLASSE MEDIA/ MÉDIA ALTA.
Painel Conceitual: Arq Marcilene Iervolino
No desenvolvimento do LAY OUT da loja definimos como destaque no conceito
proporcionar ao publico EXPERIÊNCIAS SENSORIAIS; além da temática que
evoca a rusticidade, elementos naturais como a textura da madeira, da palha, plantas
e juta.
O LAY OUT SINUOSO E FRAGMENTO DESENVOLVE-SE SEGUINDO ESTE ROTEIRO:
NA ENTRADA DA LOJA: O CONVITE PARA DEGUSTAÇÃO DE CHÁS E SUCOS NATURAIS,
provocando o sentido do paladar convidando o cliente a entrar na loja, além de
proporcionar também A AROMATIZAÇÃO dos chás servidos.
Os AROMAS suaves também são percebidos POR TODA A LOJA, vindo DOS SABONETES E
COSMETICOS NATURAIS, aguçando sensações e memórias afetivas.
Quando falamos de TATO E VISUAL: serão estimulados ao cliente poder TOCAR OS SABONETES (EM DIVERSOS FORMATOS E CORES) e SENTIR AS FOLHAS DOS CHÁS E ESSENCIAS. Também para o TATO: provocamos TEXTURAS DOS EXPOSITORES EM MADEIRA DEMOLIÇÃO; além das TEXTURA DAS EMBALAGENS EM FIBRA NATURAL (JUTA).
No MINI SPA (SKIN CARE) EXPERIMENTAR/ SENTIR AS
ARGILAS NA FACE E NAS MÃOS provocando sensações de conforto, cuidado e
agradável limpeza frescor.
Aplicando o conceito da BIOFILIA foi colocado um JARDIM VERTICAL na PAREDE DE FUNDO DO CAIXA. E Durante a estadia na loja, SONS DA NATUREZA serão emitidos no espaço, provocando uma sensação agradável de estar em meio a natureza.
A materialidade segue o conceito da rusticidade e biofilia, paredes prateleiras e mobílias em madeira demolição, piso também segue a mesma tematica com tonalidades em pátina. Show case também em madeiras em diversas alturas e disposição dando sinuosidade e movimento.
Após estas fases de estudos e concept board para inspirações, seguimento a temática do projeto, damos continuidade no desenvolvimento do projeto arquitetônico e executivo.
Aplicação da Neuroarquitetura no desenvolvimento de projetos, os quais conseguimos nos aproximar mais dos clientes, e obtermos melhores resultados com esses projetos. Marcilene Iervolino Arquiteta e Urbanista, MBA em Neuroarquitetura. Especialista em Design de Interiores.
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