sábado, 2 de julho de 2016

DICAS DE CORES 2: AZUL TIFFANY

DESIGN DE INTERIORES
Imortalizado pela maravilhosa caixinha da joalheria Tiffany, essa cor virou sensação em vários seguimentos, os de moda principalmente, mas também em design de interiores o utilizamos muito, compondo muitos ambientes com esta cor, sejam por completos ou em acessórios, dormitórios, salas e até mesmo bancadas de cozinhas, a cor simboliza glamour e nos faz remeter a sensação de peças elegantes e exclusivas.
A Tiffany & CO é uma joalheria  famosíssima, cuja primeira loja foi inaugurada em Nova York em 1837, e desde então vem definindo tendências tornou-se um ícone em se falando de joias, ainda mais quando o filme Breakfast at Tiffany’s (1960) surgiu, imortalizado pela estrela Audrey Hepburn, no Brasil “Bonequinha de luxo”, filme do livro homônimo de Truman Capotte. Seu fundador, Charles Lewis Tiffany, amava a  beleza dos diamantes e investiu seriamente no desenvolvimento de belíssimas joias com design exclusivo e diferenciado, um glamour by “Tiffany”. Ainda em 1837 foi lançada a “Tiffany Blue Box” (caixa azul da Tiffany) como embalagem dos produtos da joalheria, envolvida com uma fita branca, a cor da caixa foi escolhida devido ser a cor da pedra preferida da Rainha Maria Antonieta, a turquesa, glamour e nobreza embutidos no significado. Esta  adorada caixa tornou-se um símbolo internacional de estilo, sofisticação e glamour.

Ambiente Casa Vogue, Rhonda Weinman (New York Times)
O tom azul utilizado nas paredes e na cadeira, restante me branco, suave e contemporâneo.
A caixinha adorada, cuja cor virou ícone de sofisticação.
Pantone azul tiffany

AZUL: TENDÊNCIA EM MÓVEIS E ACESSÓRIOS DE DESIGN


"Tiffany Blue Box", Azul tiffany, cor que traz a imagem de sofisticação sendo muito utilizada também em design de interiores, o azul Tiffany permite ser combinado com outra cor nos ambientes sem tornar-se cansativo ou carregado. Também há outras variações, o azul piscina, cyan, verde água, mas o azul Tiffany é exclusivo e inconfudivel. Esta tonalidade traz refrescancia ao ambiente, emite claridade, modernidade,  nas figuras abaixo podemos ver que seja o ambiente clássico, rustico, moderno ou despojado essa cor é facílima de realizar combinações.
Dormitório clássico, provençal, onde o azul compõe com o perola  uma belíssima tonalidade suave.
Azul Tiffany em laca. Mesmo essa cor sendo lindissima devemos ter cuidados com exageros é preciso compor de modo adequado, ou utiliza-se no móvel ou em acessórios. Nesta cozinha com design anos 50, os armários e bancadas em laca brilhante contrastam com o assento vermelho das cadeiras brancas Saarinen.
Fonte:  Loja Valcenter, foto da autora
Adoro esta cozinha Azul tiffany da Valcenter Planejados, composta de mdf na cor azul em  algumas portas e vidro em outras, a madeira forma um contraste suave e elegante com o azul tiffany.


Bancada em quartzo, silestone, azul, apenas a bancada neste tom já traz elegancia e modernidade ao ambiente.
Banheiro despojado e moderno, traz inovação com o preto e branco, pois pode ser  utilizado nas paredes, sempre com acabamento lavável compondo com os revestimentos frios, além de acessórios que é permitido estar sempre trocando.
Lavabo contemporâneo, deixa o clássico para a moldura do espelho, o tom azul foi aplicado apenas na parede, formando um belo ponto focal.
fonte: revista casa e jardim
Ambientes externos, sempre são valorizados com este azul, traz leveza e modernidade, mesmo combinando com moveis rústicos. Nesta varanda a espreguiçadeira vermelha contrasta com paredes, nossa visão passa pelo tons alaranjados sem tornar-se cansativo.
Hall de acesso clássico, onde o boiserie foi pintado de azul sem carregar, cadeira e aparador  Luis XV em patina dourada.
Dormitório com muitas peças de várias composições, ares provençal, parede com apliques em branco destaca o tom azul.
Composição clássica: Cama com dossel, lustre clássico, recamiers com capitone em azul Tiffany mais escuro, um dos destaques é o forro que sai da formalidade pois foi pintado em tom azul, belíssima composição.

Suavidade com o tom azul tiffany.


A composição com esta cor traz muita suavidade ao ambiente, quase sempre evocando ao estilo Vintage e Retro, devido ser uma cor que imperou em épocas anteriores. Na contemporaneidade este azul traz refrescancia, relembrando ambiente praianos, locais arejados, natureza, pois quase sempre é combinado com o branco, a composição com tons mais escuros e sóbrios também fica excelente como vimos nos posts, trás elegância e a sensação de moderno, atual, inspiração das passarelas da moda.

Nas próximas publicações mais lindas aplicações de cores em design.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NEUROARQUITETURA EM LOJA COMERCIAL

PROJETO DE UM ESPAÇO COMERCIAL UTILIZANDO A NEUROARQUITETURA Com a Neuroarquitetura procuramos entender os espaços, trabalhar nesta interfer...