quinta-feira, 17 de setembro de 2015

MOBILIÁRIO PARA LAY OUT

LAY OUT INTERIORES

Muitas são as definições, e pontos importantes em um projeto de design de interiores, a ergonomia, além de outros itens também devem fazer parte dos tópicos a serem revisados e vistos com importância no projeto. Um bom programa de necessidades, define com profissional e cliente os topicos que deveremos aplicar, iniciamos após alguns estudos, os maravilhosos lay outs, afinal quem não gosta de elaborar um lay out, bem colorido com muitos e bons moveis?! eu adoro!! E para auxiliar o lay out, aqui vai...
Para elaboração do lay out mobiliário de uma residência ou apartamento, devemos seguir algumas dimensões padrão dos diversos moveis e equipamentos de cada ambiente, os quais ajudarão na definição da circulação, acessos e colocação dos demais acessórios. Neste resumo seguem algumas dessas  informações, atenção á acessibilidade necessária aos moradores e principalmente a ergonomia, respeitando alturas e demais espaços.


Copa, cozinha americana em apartamentos.

Modelo lay out Pinterest


Modelo lay out, indicando a circulação necessária.

- Portas: a do acesso principal com 0,92 m. Demais ambientes 0,82 e nos sanitários com 0,72 m. Sempre deixar desimpedido o ângulo da abertura – só dispense essa recomendação no caso de modelos de portas de correr.
- Circulação: 60 cm bastam para uma pessoa transitar, portanto, tente manter essa medida em todas as áreas de passagem. Se receber a visita de um cadeirante, você precisará afastar os móveis.

SALAS DE ESTAR

ESTAR, SALAS DE VISITA : para incluir uma mesa de centro em salas estreitas, só abrindo mão do padrão recomendado que significa ter 60 cm (0,60m) livres. Se o rack tiver gavetas, que se estendem por cerca de 30 cm quando abertas, você necessitará deixar um intervalo maior, de 50 cm (0,50 m), desse móvel até a mesa.
SOFÁS:  entre o braço do estofado e a parede (encostada) devem restar 10 cm (0,10m), espaço suficiente para abrigar a cortina quando existente. A mesinha lateral também fica afastada alguns centímetros. 
  
DIMENSIONAMENTO DE SOFÁS/ ESTOFADOS 


Dimensionamento de equipamentos: cozinha

SALAS DE TV

Distancia recomendada entre sofá e visualização da Tela da TV


SALA DE JANTAR

MESA DE JANTAR: a mesa quase encostada na parede libera mais espaço para a movimentação e possibilita até mesmo que um aparador ocupe a parede em frente, deixando uma largura disponível de 1,35 m. Atrás da cadeira deve sobrar 60 cm, intervalo que proporciona conforto quando alguém se senta ou se levanta – caso as cadeiras tenham braços, aumente essa distância em 20 cm. Atenção aos apartamentos que possuem espaço reduzido, o uso de espelhos pode ser uma boa opção quando queremos ampliar e dar profundidade aos ambientes.



Dimensionamento de Mesas:

Dimensionamento de mesas, copa e salas de jantar.


COZINHA


 Circulação: estabeleça um corredor de 1 m de largura sem barreiras. A distância supera a de outros cômodos para garantir a mobilidade de duas pessoas – enquanto uma usa a bancada, a pia ou o fogão, a outra transita com segurança, já que muitas vezes é necessário carregar louças e pratos quentes.

- Portas: por causa dos eletrodomésticos, as aberturas nesse ambiente costumam medir 80 cm. Normalmente a porta da cozinha permanece aberta, com a porta encostada na parede lateral. Se preferir, adote um modelo de correr, como também no acesso à lavanderia.

-Eletrodomésticos: tenha atenção redobrada às posições da geladeira e do fogão. Como esses equipamentos geram calor, que precisa ser dissipado, não podem ficar encostados nas paredes nem nos móveis adjacentes. O manual técnico de cada produto informa os distanciamentos específicos, mas, de modo geral, o vão sugerido pelos fornecedores é a partir de 10 cm de cada lado.

- Fogão: quando o forno está aberto, é importante que restem livres 65 cm ou mais para que se consiga agachar, tirar o recipiente do interior e levantar sem o risco de esbarrões.

Alguns dimensionamentos de equipamentos:


DORMITÓRIOS

Circulação minima para dormitório

-  Cama: nas duas laterais, preserve a passagem mínima de 60 cm. Esta largura possibilita que o morador se sente para calçar os sapatos e ainda admite dois criados-mudos, com folga entre o colchão e a parede.

- Guarda-roupa, armário: mantenha também 60 cm desimpedidos à frente dele. Cada folha de um armário de três portas pede cerca de 45 cm quando aberta, e as gavetas podem chegar a 40 cm. Se optar por um modelo com profundidade maior, ele deve contar com portas de correr.

DIMENSIONAMENTOS

CAMAS:

Dimensionamento para camas

ARMÁRIOS/ CLOSETS


Detalhamento dos espaços em um armário para closets


Exemplo de Lay out muito útil para consultarmos, indicando todos os espaços necessários entre o mobiliário e circulação.


Referências Bibliograficas:
Casaabril.com.br
Bronk, Emile. Dimensionamento em Arquitetura. (2003). UFPA

Um comentário:

NEUROARQUITETURA EM LOJA COMERCIAL

PROJETO DE UM ESPAÇO COMERCIAL UTILIZANDO A NEUROARQUITETURA Com a Neuroarquitetura procuramos entender os espaços, trabalhar nesta interfer...